sábado, 2 de fevereiro de 2013

Produtividade e vida nocturna

Em Portugal existem alguns hábitos que contribui para prejudicar os jovens portugueses:

- Os bares e discotecas abrem muito tarde e as discotecas acabam muito tarde. Não há quem fique com a cabeça no lugar depois de noitadas até às 6 ou 7 da manhã a beber bebidas alcoólicas.

- As saídas à noite podem começar muito cedo na idade não há fiscalizações e os pais preferem deixar sair do que obrigar a dormir. 

- Os jovens têm tendência para serem os coitadinhos, tudo serve para os tentar poupar.

- A tendência é dos 10 aos 20 anos mais ao menos considerar que coitadinhos têm que se divertir, coitadinhos os professores não os percebem, coitadinhos "no nosso tempo isso não havia".

- Se o "coitadinho" se deitou tarde mesmo por culpa de ir para os "copos" tem que se deixar dormir.

- Eles são jovens têm que estar com gente da idade deles, levado ao extremo, que depois não sabem estar nem comportar quando estão com pessoas mais velhas, nem as ouvem.

Com isto quero explicar que para mudar a mentalidade de Portugal e melhorar a nossa produtividade devia-se pelo menos começar por aqui.

Quem estuda a sério, percebe e não quer fazer este tipo de vida, faz um pouco em férias mas logo percebe que não é ritmo de vida.

Quem faz desporto a sério, percebe que se fizer noitadas não vai ter o mesmo rendimento nos dias seguintes.

Produtividade não liga com maus hábitos de sono, nem com falta de disciplina, nem falta de brio.

Assim para não haver modas de ir tão tarde para a noite, tudo devia começar horas mais cedo e acabar muito mais cedo pelo menos 3 ou quatro da manhã. Para começar e mais tarde devia ir só até às duas da manhã.

As bebidas alcoólicas fazem pessimamente a jovens de 13, 14 e por aí fora. 

Quanto mais cedo começam a sair mais cedo começam a consumir.  Os fígados deles ainda estão a formar-se, e, isso compromete a saúde deles no futuro. 

Vida noturna deve ser mais controlada em termos de horários e bebidas alcoólicas (com menos de 18 anos não deviam mesmo beber bebidas alcoólicas).  Podem dizer que vão beber na mesma, eu também acho que alguns sim mas outros não.

 Até a saúde do nosso país vai ser afectada por problemas de fígado daqui a uns 20 ou 30 anos.  Vai sair mais caro ao país ter achado graça aos shots que as crianças andaram a beber indiscriminadamente.

Sempre ouvi dizer: "Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer".

Portugal tem que tomar mais conta da sua juventude.

Nota:
Não falei de droga, nem de criminalidade de propósito.  Tudo isso vai continuar a haver, mas pelo menos reduzir no que é mais fácil e mais rápido primeiro.


Nenhum comentário: