domingo, 17 de fevereiro de 2013

Coragem ou inconsciência?


O que faz umas pessoas fugir de uma situação de perigo sem ajudar os outros, e o que faz alguém mesmo sofrendo não largar e ajudar o mais possível.

Coragem costuma-se dizer que é quando consegue-se enfrentar o medo,  mesmo tendo medo não deixam de fazer o que é preciso.

Claro que quando são exemplos de coragem de vencer limites do género de não ser para fazer coisas úteis, ,muitas vezes quem tem mais sucesso na sua valentia, são aquelas pessoas que não têm imaginação e não se apercebem dos riscos envolvidos e com isso vão em frente.

Mas eu estou a falar de actos de coragem em que as pessoas pensam e actuam com sensatez e salvam pessoas porque mesmo que sendo muito difícil não largam até conseguir o seu objectivo que é salvar essas pessoas muitas vezes pondo em risco a sua vida.

Achei graça que num grupo de pessoas ao almoço, houve alguém que contou que um policia nos EUA apesar de levar 14 tiros não largou o atacante e com isso evitou que muitas crianças numa escola fossem atacadas.

Com esta situação o grupo dividiu-se:
Uns consideraram que o policia tinha sido muito corajoso e generoso, apesar de estar a sofrer não largou não pensou em si, que foi muito valente e que era espectacular.
Outros disseram que pessoas que fazem isso não são valentes são apenas inconscientes. Não têm medo e portanto não é coragem é apenas inconsciência. E que se calhar tinham familia e não pensaram na família.

Eu incluo-me no primeiro grupo. Acho que existe gente muito valente e generosa e que percebe que é momento de ajudar e dá tudo o que tem.  Eu acho isso espectacular e acho que pessoas assim fazem acreditar que a humanidade pode ser melhor e que essas pessoas devem ser valorizadas e servir de exemplo aos outros. São pessoas com letra grande são Pessoas.



Um comentário:

Desbocado disse...

Penso que a coragem nunca é inconsciente.
DESBOCADO!