quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Porquê ter um hobby?

Nos tempos que correm todos temos stress.  Ter um hobby é essencial.

Ter alguma actividade que nos dê gosto e nos distraia é muito importante.

As notícias são terríveis, a televisão é a maior parte das vezes é exasperante.  Ou vegetamos e não nos apercebemos que quem programa os canais da televisão está a passar-nos atestados de burrice todos os dias, ou temos que fazer alguma coisa para nos entreter e dar-nos alguma satisfação.

Sempre gostei imenso de ver televisão mas os canais televisão portuguesa na maior parte têm
telenovelas, concursos, notícias do mais deprimente que há e perdemos muito tempo e a maior parte das vezes acabamos aborrecidos. Entretem muito mas cria um vazio, uma sensação de ter perdido tempo e não termos feito nada de especial.

os canais nacionais raramente têm um filme decente e que esteja a ser transmitido a horas decentes para no dia seguinte nos levantarmos para trabalhar.

Os canais de transmissão por cabo repetem imenso.

Assim para além de vir para Internet acho importante que todos tenhamos outros interesses, gosto em fazer coisas fora das nossas actividades obrigatórias.

É importante gostar de ler, ouvir música e fazer trabalhos com as mãos, pintar, trabalhos manuais, cantar ter algum desporto, ser voluntário etc.

Conheço gente que são bons profissionais mas não têm outros interesses na vida e isso faz-me confusão. Se não trabalham, ficam sem saber o que fazer.  Então solteiros e solteiras que aos fins de semana têm dificuldade de passar o tempo.  Ou têm uma boa rede de amigos ou o fim de semana para eles custa-lhes a passar.

Já tive em repouso absoluto numa gravidez, e o que me valeu, foi saber entreter-me, saber estar comigo. É  muito dificil não poder sair andar etc.

Neste momento em que o desemprego aumenta todos os dias, para além do drama de não saber como sustentar a casa, quem não sabe o que fazer nos seus tempos livres, entra mais rapidamente em "parafuso".

Todos aqueles que ainda vão tendo subsidio se não estiverem habituados a entreter-se nos tempos livres (ir para os centros comerciais não conta), ficam com mais um problema, o que fazer nos tempos livres.

Até os presidiários que se ocupam e aceitam ter actividades nas prisões, passam melhor e ficam mais equilibrados.

Assim é importante ensinar às crianças e nossos jovens que para além de serem úteis trabalhadores, é preciso ajudar a perceber o que eles gostam mais de fazer, e fomentar que se saibam entreter sózinhos sem ser preciso gastar dinheiro, ou ter sempre programas para todos os tempos livres.

É importante que as crianças tenham algum tempo livre em casa para poderem desenvolver o seu lado criativo sem ser à frente de uma televisão ou de um computador.

Todos nós quando estivermos mais velhos teremos mais tempo livre e é importante sabermos entreter a nós próprios, seremos mais felizes se conseguirmos nos entreter.

Assim, mesmo nesta crise, é preciso pensar nos seus tempos livres como momentos não para vegetar à frente da televisão e computador mas fazer mais. Algo diferente e conhecer quais as suas habilidades que lhe possam dar prazer.

Nenhum comentário: