terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Homem prevenido vale por 2

Ainda por o Sec. de  Estado da Saúde defender a prevenção.

Está mais que provado que a prevenção é o caminho para reduzir os problemas em todas as situações muito mais na saúde.

Os acidentes de carro diminuem.
Mais cancros são apanhados a tempo de serem tratados.
Vários enfartes e AVCs são evitados.
Consumo de tabaco.
Consumo de drogas.
E muito mais pode ser feito se se continuar na prevenção.

À 30 anos acabei o liceu na area da saúde e embora não tenha exercido nada ligado à saude, foi uma ajuda para o meu dia a dia e até para compreender melhor e estar mais preparada para ajudar nas doenças dos meus pais, que acompanhei e mais tarde quando criei os meus filhos.

Já no liceu a formação aos potenciais profissionais na área da saúde era transmitido pelo menos por dois professores médicos que tive, já nos ensinavam que a prevenção era muito importante e que isso faria toda a diferença.  já na altura o lavar as mãos, o não fumar, o ter bons hábitos alimentares e fazer exercício físico eram abordados como o caminho a seguirmos.  Faz impressão ainda haver portugueses a criticar de algo conhecido à tanto tempo.

É muito bom hoje em dia ver tanta gente a procurar fazer exercício e isso tem evoluído muito no nosso país.

Para as crianças
Os serviços de neonatal têm feito um bom trabalho mas no meu entender acho que as mães deviam ser mais alertadas para os perigos dos nascimentos permaturos.  Embora sejam feitos hoje em dia milagres acho que os ginecologistas deviam sensibilizar mais para as gravidezes.  Existe um facilitismo de muita gente em arriscar nas actividades que fazem enquanto grávidas, por saber que os bébés podem sobreviver mesmo que nasçam mais cedo.

Às vezes parece que as grávidas não se importam que os bébés nasçam permaturos porque elas despacham-se mais cedo e os médicos depois tratam, faz-me muita impressão.

Existe ainda muito o espírito que o antibiótico resolve tudo e que existe comprimidos para tudo.
Existe também quem com asma continue a fumar e pessoas com diabetes que não resistem aos doces.  Julgam que depois resolvem com remédios aquilo que eles ajudaram a piorar.
Uma medida que era importante era conseguir travar o problema das doenças nas cresces.

Já existe uma medida muito importante que é o atestado do médico para a criança poder voltar à creche ou escola depois de faltar 3 dias seguidos.  Só que na prática é difícil controlar isso.  A pressão dos pais para poderem ir trabalhar é enorme e com isso às vezes as creche facilitam receber os bébés e meninos chouchinhos.  Talvez (sei que normalmente) não há espaço mas o ideal era não juntar crianças febris.  Elas tentam chamar logo os pais mas muitas vezes as crianças estão doentes e os pais deram benuron e não dizem. A criança está doente mas disfarça com o benuron só que está na mesma a infectar os outros.  A verdade é que por boa vontade que haja nas escolas era preciso fazer mais porque, por exemplo as bronquiolites que as crianças têm nas creches é terrivel para os bébés para os pais e para todos.

As urgências nos hospitais passam a vida com bébés com problemas respiratórios.

Era preciso arranjar uma solução para prevenir as bronquiolites nas crianças até aos 4 anos mais ao menos.
As crianças sofrem bastante e os pais também, é muito aflitivo ver um bébé com falta de ar e além disso têm que faltar imenso ao trabalho e os bébés voltando para as cresces infestadas volta tudo ao mesmo.

A alimentação saudável já tem sido falada mas não o suficiente.

Com o critério das femeninistas de que tinham que ser iguais aos homens, existem muitas mulheres que dizem com muito orgulho como se fosse uma promoção social não saber cozinhar, e isso num momento de crise torna-se um problema.  Comprar comida feita é cara e tem muito mais sal e não faz também à saúde.,

Muitas raparigas jovens não sabem cozinhar e isso é um problema para poder ter comida saudável mas económica nas suas casas.

Para travar o obesidade ajudava que nas escola  houvesse um ano em que pelo menos um trimestre rapazes e raparigas apartir dos 14 anos teriam de aprender a saber cozinhar e saber comprar os produtos frescos como a carne e o peixe.  Outro trimestre teriam primeiros socorros e outro trimestre então trabalhos manuais.  Se pudesse ser mais tempo melhor mas pelo menos dar-lhes umas noções básicas.

Julgo que isso já está a acontecer,  nas escolas as cantinas terem refeições saudáveis e nos bares das escolas também.

Portanto é mesmo importante Prevenir para nos tornarmos mais saudáveis e termos uma vida mais harmoniosa sem necessitar tanto de serviços médicos.

2 comentários:

Leitor atento disse...

Não vale apena chorar por eles! Concordo

Tatis disse...

Obrigada! Bom Ano.