quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Corrupção, talvez travada por listas


Sou contra as listas em geral, não achei bem quando apareceu a lista dos contribuintes em falta, e fiquei chocada quando apareceram, mas na verdade com o nível de corrupção talvez fizesse sentido pôr um pouco de ordem nisto.

Tal como existe um prazo para quem é culpado de algum crime, tem uma punição,  fica preso, ou não pode trabalhar no ramo aonde trabalhava. Também quem prevaricou não devia voltar a trabalhar com o Estado Português durante um tempo.

Nos indivíduos que se portam mal, roubam ou matam, sempre existe o registo criminal mas as empresas e empresários que sejam identificados com corrupção, deviam constar de uma lista.

Devia haver uma lista com todas as empresas e administradores envolvidos em trapalhadas e que foram apanhadas pelo Tribunal de Contas ou outros tribunais.  Se fizeram mal, se prejudicaram alguma instituição do país deviam estar nessa lista.

Assim num concurso público ou mesmo adjudicações diretas quem decidir sabe que não pode decidir contratando essas empresas ou pessoas.

Teria de haver um prazo, como existe para os raros casos apanhados nos bancos que ficam sem poder trabalhar em instituições financeiras durante um tempo, para poderem a voltar a trabalhar para alguma instituição do estado (incluindo empresas públicas e autarquias).

Claro que podem criar logo uma empresa ao lado mas com nomes de administradores dificulta e para o efeito serve também para iluminários futuros saberem que podem cair nessa lista..

A lista tal como existe para os contribuintes faltosos, também devia haver para as empresas que prejudicaram o país.

Outra situação a ser tratada é a dos juizes e funcionários dos tribunais.

Com um passar de palavra a toda a gente que tem sido vitima do sistema judicial nestes 20 anos ajudava a fazer uma listagem com numero de processo, qual o tribunal e secção, número de anos e todos os juizes que estiveram envolvidos em cada processo.  Com toda a lista fazia-se um "sort" e ficariam a saber-se quais os juízes que coincidiram e em quantos processos estiveram envolvidos aonde houve suspeitas de corrupção, veriam-se os repetidos e os mais envolvidos.  O povo pode fazer isso hoje em dia com as técnicas informáticas não seria difícil aqueles que outros colegas e advogados tiveram medo de denunciar e com esta ministra da justiça duvide que altere alguma coisa.

Talvez com esta lista os srs. juízes percebessem que o seu comportamento pode ser apanhado e tivessem outro estilo a ajuizar processos.  Já que não é pela seriedade pela honra e justiça, que seja pelo medo que a justiça seja mais equilibrada.

Estas listas publicadas talvez fizesse com que os juízes com lata para acharem que merecem mais do que os outros, caso dos transportes públicos grátis é completamente ridículo, percebessem que não podem fazer o que lhes apetece o que tem sido o que acontece com muitos deles.

Estamos todos fartos de ver malandros a decidirem, contratarem e aprovarem coisas que prejudicam o nosso país e ficarem-se a rir.  Se não podermos ir apanhar os malandros que tomaram decisões que eram prejudiciais para o país, pelo menos podíamos tentar que deixe de acontecer.


Talvez com uma lista negra para a corrupção em Portugal, comece tudo a funcionar de uma maneira mais razoável e justa, para quem nada fez para ter o país nesta miséria.

Nenhum comentário: