quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

likes nos museus


Acho que podia ser interessante para os museus.       


Visitantes a um museu, crianças ou um crescido que não tenha um interesse especial tem por vezes dificuldade em reter muita informação.  Normalmente tem de haver algo que nos crie alguma sensação. Para os meus filhos gostarem, e sei que mais pessoas fazem isso, desde pequenos que comecei a pedir para eles procurarem em cada divisão a obra que mais gostaram e expliquem porquê, até para mim resulta, fico mais atenta e acho interessante ver o que escolhem e o que lhes interessa.


Lembrei-me, porque não, em cada final de sala as pessoas serem convidadas a votar, a dar o seu like, no que mais gostaram e ai poderiam ou não justificar com pequeno questionário de escolha múltipla, e à saída podia existir um ecran com o top das obras que foram mais votadas, no dia na semana ou no mês.


É possível que depois iria criar problemas de filas para votar e podia-se alargar a que fosse através de sms ou com os telemóveis havendo wi-fi seria fácil.


Atendendo que a que a forma de estar e as perspetivas das crianças e adolescentes estão a mudar, poderia criar uma maior motivação para visitarem os museus e aprender algo mais, pelo menos aquelas obras que lhes tivessem sobressaído mais ficassem na memoria e procurassem saber mais.



É só uma ideia que talvez interessa-se aos museus para criar mais visitas.  Sei que há museus que usam uma nintendo para ajudar a fazer a visita, mas nunca vi nada de se poder votar nas obras com mais impacto. 


No fim sabia-se os resultados e podia ser interessante para os museus para diversas situações, como por exemplo além de publicidade, que podiam usar com esta inovação depois poderiam de tempos a tempos sobressair com dados sobre as votações. Também para conseguir patrocínios poderia ser mais um instrumento  com informação útil e de interesse para fomentar os apoios.

Já nas visitas virtuais em casa cada um também podia votar.

Hoje em dia já existem museus que quando procuramos uma obra de arte eles sugerem outras obras que nós também podemos apreciar (estilo Amazon com os livros).

Existem também uns que salienta o que os curadores do museu elegeram como referências.


Está tudo a mudar e para os museus manterem-se vivos e haver mais visitas poderia ser interessante.


Fica só a ideia!



Nenhum comentário: