terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Linhas Brancas


As linhas brancas muitas vezes são um bem para as nossas carteiras mas...  

Não gosto e não acho correto em termos de concorrência com o que nos deparamos nos supermercados.
Os produtos de linha branca não deviam poder ter as mesmas cores da concorrência.

Devia ser justo a forma de colocar os produtos nas prateleiras,

Será que segundo as, leis da concorrência os supermercados podem fazer o que estão a fazer?

Se podem as leis deviam ser mudadas para proteger os produtores.

A ideia que dá, é que os produtores ou produzem para eles (supermercados) ou os seus produtos se houver linha branca estão com a vida muito dificultada.

A ideia que me dá em certos produtos de linha branca é que são o resultado de especialistas do copianço do liceu.  

Quem não teve um colega que conseguia estudar muito pouco ou nada, mas com o que conseguia copiar de um e de outro ainda conseguia melhor nota do que por quem copiava.

Há certos produtos de linha branca que são com as mesmas cores dos outros, se não estivermos com muita atenção compramos linha branca sem dar por isso, depois percebemos que até a embalagem é mais inteligente que a dos outros.  

No outro dia aconteceu-me isso com uns queijos.  Em vez de virem dois juntos,  comprei o da linha branca, tinha a solução de ter um picotado que separava um do outro o que é uma melhor solução se só quisermos usar um queijo de cada vez. Tinha as mesmas cores da outra marca e estava no mesmo sitio que o outro antes estava, só depois percebi que afinal não era da marca que eu queria mas sim da linha branca.

Outra situação é chegarmos à zona da prateleira do produto que queremos e esta estar vazia com a etiqueta de preço no sitio certo, mas "por acaso" naquele momento o produto não há e como tal a solução é comprar a marca do supermercado.  

O fornecimento das prateleiras também pode ser gerido de uma maneira a favorecer certos produtos e isso é muito difícil provar.  Mas na verdade eu estou convencida que muitas vezes deve ser uma manobra de escoar os produtos que o supermercado quer, não preenche a parteleira com os produtos que faltam e assim o cliente compra o que há e já nãotem opção de escolha.

O produtor do produto em falta não sabe é terrível, está a pagar a sua posição na prateleira e perde clientes sem poder fazer nada. Mais tarde eles preenchem a parteleira mas um certo número de clientes deixou de comprar o produto em falta.

A desculpa que não tiveram tempo em preencher a prateleira não é possível de provar.

Antigamente os empregados estavam sempre de volta das prateleiras a fornecê-las de forma a não faltarem produtos.  Agora se avisamos que falta um produto eles não nos dão explicação, para mim, é porque não está esgotada só não tiveram ordem de preencher com o produto.

Para mim esses supermercados perdem com isso, porque não se confia noutras vezes que ele vão ter os produtos que nós queremos e com isso aos poucos vão perdendo clientes que têm opção de escolher outros supermercados.  É uma boa maneira de ganhar a curto prazo mas não a longo prazo.  A imagem do super que passa a vida a ter falta de produtos deixa de ter qualidade.

A forma de querer manipular a escolha do cliente é terrível e está a ser levada ao exagero.  

A curto prazo os produtores são quem mais perde.  Aos clientes dá mais trabalho.

Não acho justo principalmente para os produtores nacionais terem que trabalhar nestas condições. 
  
Acho muito bem que existam produtos de linha branca, mas acho que a concorrência não deve ser desleal.




Nenhum comentário: