quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Porque é que muitas crianças não têm motivação pelo conhecimento?


1º Os pais não lhes mostram o bom que é descobrir coisas novas.  O bom que é ficar a saber algo de novo.
2º Os pais não lhes ensinam a respeitar o professor.  
3º Porque o professor é visto como o inimigo mesmo pelos pais em vez de ser alguém a quem se deve recorrer quando não percebemos alguma coisa na aula.
4º Os pais vêm como um frete se têm que ver os TPCs.
5º Os filhos são coitadinhos quando têm que estudar ou fazer um trabalho.
6º Muitos pais contam com orgulho aos amigos na presença dos filhos as asneiras que eles fizeram na sala de aula, os filhos ficam a achar que isso é que os pais têm orgulho.
7º Muitos filhos querem portar-se mal para ver se os pais se preocupam.  Muitos sabem que os pais só assim é que falam com eles.

Quantos pais perguntam aos filhos o que é que aprenderam na escola?  Se gostaram, se ficaram admirados com alguma coisa nova.

Quantos pais conversam com os filhos sobre os livros que lêem? Não é só dar o livro. É preciso os filhos saberem que depois podem falar sobre o que leram.  Se forem os pais a interessar-se, com gosto e carinho, os filhos vão se esforçar a estarem preparados para os pais verem que eles têm novidades para contar sobre o que leram.

Ajuda muito para saber interpretar os textos, as perguntas simples que se podem fazer, faz as crianças lerem um texto com outra atenção.

Sem motivação pelo conhecimento a escola torna-se um fardo para todos.




Nenhum comentário: