quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como se tomam decisões?


A propósito da tomada de decisão de Paulo Portas.

A tomada de decisão está presente em diferentes formas e em diferentes momentos.

A Decisão tem sido estudada ao longo dos tempos, mas foi apartir dos anos 60 com Amos Tversky e Daniel Kahneman, que a teoria da decisão começou a ser estudada de uma nova vertente e mais aprofundada.

Em Economia, Gestão e Engenheiria muitos modelos que ajudam às decisões são estudados muitas vezes associados à análise de risco e são instrumentos fundamentais.

Também na justiça a forma de julgar de um juíz tem muito ver como ele pondera e analisa todos os elementos.
A forma de defesa de um crime pode ter a ver com a forma e como foi tomada a decisão para gerar aquele comportamento.

Segundo o que se sabe até agora, conseguiram descernir que temos dois tipos de decisão:  As instintivas e rápidas e as ponderadas que exigem algum tempo, muito bem explicado por Daniel Kaheneman.

As decisões instintivas - são todas aquelas que nós não precisamos de pensar, damos logo resposta ou actuamos logo.  Já temos ou não, um conhecimento acumulado que nos permite saber o que fazer no momento, costuma-se dizer "nem pensei duas vezes", mas no fundo em muitas decisões já nós estavamos preparados para as tomar.  Outras vezes é a forma de ser que perante uma situação nova reagimos de determinada maneira.

As decisões ponderadas - são aquelas decisões em que nós temos que pensar, no fundo paramos para pensar e procuramos ter o máximo de informação.  São decisões em que existe sempre uma parte que não temos informação, um certo imprevisto do que pode acontecer.

A decisão tem muito a ver com a pessoa que a toma, a sua forma de pensar e a sua experiência. E a decisão  existe num momento associado a incertezas.

Existem decisões muito difíceis, e que muitas vezes acabam por gerar problemas ou danos, e outras que correm bem.  Tem sempre um nível de risco a tomada de decisão.

Imensas vezes, políticos e outras pessoas, defendem-se a dizer que, no momento da tomada da decisão mediante a informação que tinham a decisão parecia a mais acertada.  Resta saber se a informação dísponivel era a mais certa a mais completa que se podia ter no momento.  Como aconteceu?

A tendência é cada vez mais usar-se a tomada de decisão, como um instrumento de defesa do comportamentos das pessoas.

Por vezes até para se defenderem, usam a teoria da decisão (consciente ou inconsciente) para dizer que naquele momento tomaram aquela decisão porque com a informação que tinham era o que parecia mais acertado, por exemplo Tony Blair na decisão sobre entrar ou não na guerra do Iraque.

Como cada vez se estuda e aprofunda mais a ciência comportamental a tomada de Decisão está muito em voga.

Existem inúmeros modelos e alguns livros que ajudam a perceber.

Muitas decisões conseguem ser justificadas e outras não, mas não há dúvida que cada vez mais a forma de tomar decisões tem vindo a ser mais escalpelizada.  Os políticos e seus conselheiros têm consciência disso e têm utilizado para sair de variadas situações.

Portas precisava de demorar 3 dias?  Não.  Mas se calhar para ele fez sentido...

Para mim a forma de tomar decisões depois de ler mais sobre o assunto, ajudou a minha forma de estar mais atenta e consciente do comportamento humano.

Como se tomam decisões?  É realmente uma pergunta que muita gente faz.

A escolha de quem deve ter uma determinada função pode depender da forma como essa pessoa toma as suas decisões, a sua experiência ou não etc.

Por ex:
- se for algúem que tem de dar o alerta em caso de um incêndio, será uma pessoa que primeiro tenta apagá-lo sózinha ou chama logo os bombeiros.

- é as senhoras da caixa tomam a decisão de chamar outra colega para abrir uma caixa conforme ela achar que está muita gente ou pouca.
Muitos serviços utilizam a teoria das filas de espera, a chefe disse-lhes o número de pessoas que a fila deve ter para se abrir uma outra caixa, e elas decidem contar quantas pessoas, ou elas conforme vêem muita gente tomam a decisão de chamar um colega.
Agora depende se for uma mais experiente quase que não olha e institivamente chama a colega para abrir outra caixa.
A eficiência vai variar no número que cada uma das senhoras da caixa acha que é viável para pedir ajuda  (tomar a decisão de chamar uma colega) para despachar mais depressa.


A  Teoria da tomada da decisão é fascinante!


Livros que me fascinaram:

"É Melhor Repensar - Por que bons líderes tomam decisões ruins e o que você precisa saber para não fazer o mesmo" - Sydney Finkelstein, Jo Whitekead e Andrew Campbell -( tradução) Elsevier Editora Ltda. 2009


"OLivro da Consciência  - A Construção do Cérebro Consciente" de  António Damásio (vencedor de inumeros prémios) - do Círculo de leitores, Setembro 2010

e mais recentemente:

"Pensar Depressa e Devagar" de Daniel Kahneman (vencedor do Prémio Nobel da Economia em 2002 pelo seu trabalho em Psicologia relativo à tomada de decisões) - (tradução) do Círculo de leitores março 2012

Youtube - António Damásio a descrever o que faz tomar a decisão. Muito bom.http://www.youtube.com/watch?v=1wup_K2WN0I





Nenhum comentário: