segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Num terramoto o que se faz?



A propósito de António Costa, Presidente da Câmara de Lisboa, aparecer na revista (Notícias Magazine) do jornal Diário de Notícias, neste sábado dia 28 de Outubro de 2012.

Vários tremores-de-terra que têm acontecido no mundo e o que ocorreu este fim-de-semana ao largo do Canadá.  Havai tinha ameaça de tsunami.

E nós?

Falam de António Costa, que aparece todo contente com as suas rotundas, Intendente e o Terreiro do Paço.

Fica no ar que se vai candidatar novamente.

O que foi feito para preparar Lisboa para um tremor-de-terra? 
 Tem coordenado alguma coisa?  
Alguém na Câmara de Lisboa tem pensado se existem bons acesso para poder salvar as pessoas?

Claro que não são só as câmaras municipais que tratam disso, mas também são responsáveis, uma vez que a organização da cidade está sobre a sua tutela (as obras, os obstáculos etc de uma cidade), podem ajudar ou prejudicar em caso de um terramoto.

O que se faz?

Se a terra tremer, pelo menos, em Lisboa lembro-me logo de pelo menos três sarilhos:

- O Bairro alto que tem ruas fechadas ao trânsito e a zona do Castelo também.  Em caso de tremor de terra como vão funcionar aqueles obstáculos eléctricos?   Se os bombeiros ou ambulâncias quiserem entrar e as máquinas estiverem avariadas ou "torcidas" pelo movimento de terra o que se faz?  Quanto tempo demora a conseguir tirar aqueles tubos que podem ficar encravados?

- O que acontece a todas as crianças e bebés que estão em escolas e cresces?  Os professores sabem o que fazer?  E os pais vão os buscar ou não?

- Os acessos e as condutas de gás da cidade são fiscalizadas de forma a estarem em boas condições.

Eu acho que pela história da cidade de Lisboa o presidente da câmara António Costa devia falar sobre o assunto, e o que tem feito para melhorar a cidade nesse sentido.

A fiscalização às construções novas tem sido séria? 

A Av. da Liberdade com as alterações tem previsto um plano para se for necessário bons acessos para salvar vidas?  

Só uma vez à 7 ou 6 anos, recebi um panfleto na caixa de correio, que explicava o que se devia ter em casa. estava bem feito.  Guardei durante algum tempo e depois transcrevi as listas do que devíamos fazer e ter à mão para sair rapidamente de casa e tenho preparado algumas coisas para esse caso.  Sei que não era da Câmara Municipal mas como não tenho não posso dizer qual foi o Ministério que foi responsável.

Pensei que voltavam a repetir, mas nunca mais apareceu nenhuma informação.

Acho muito importante as crianças serem treinadas para o que se deve fazer.  Sei que no 4º ano e 6º ano falam levemente na escola sobre o que fazer, mas acho que deviam mesmo ter exercícios, as crianças aprendem muito melhor com exemplos.

As escolas sabem o que fazer com tanta criança?

Os pais devem ir buscar as crianças.  Se for assim pode ser muito complicado.  Uns pais vão outros não.  Outros vão todos ao mesmo tempo e estarão com pressa e histerismo para saírem com os seus filhos rapidamente dali.

Já estou a ver António Costa a não querer falar porque ia alarmar as pessoas e isso dava um ar desagradável.

Ao menos no Intendente, está previsto o que fazem se houver um tremor de terra? 

O problema é que é um assunto sério que um dia podemos ter que encarar, e com o que se sabe hoje em dia, podíamos estar muito mais bem preparados e serem poupadas muitas vidas.

Pode-se falar muito mais sobre este assunto, e provavelmente volto a falar sobre isto no futuro, mas por agora fica um alerta de três coisas que me ocorrem e não vejo ninguém a falar sobre isso.

 Temo que os tremores de terra não sejam falados nem preparados pois não quererem se comprometer com um plano que não esteja realmente bem concebido.  Se for o caso, é tipico do povo português uma certa preguiça em planear de forma a não se comprometerem e irem ao fundo dos problemas.

Se acontecer e o plano não resultar existem responsabilidades.  Se não houver plano é porque ainda estava a ser feito.

Acho que António Costa não devia aparecer numa pré-campanha quando tem tanto para fazer e não faz.

Já para não falar da incompetência da Câmara  Municipal em ter as ruas mal tratadas e sujas.

 Zonas nobres da cidade com problemas nas ruas que não se compreende, estão assim à imenso tempo.

Junto à Assembleia da República a Av. D. Carlos I é uma vergonha, o piso está todo irregular.  Os carros tremem imenso.  Já está assim pelo menos à 3 anos.  Não se compreende!

Junto ao Miradouro de São Pedro de Alcântara o piso está péssimo à vários anos!





Nenhum comentário: