A propósito da Ministra da Justiça dar como exemplo na alteração do Código Civil de Portugal a necessidade dos juízes e o resto da "malta" chegar a horas a um julgamento.
Esperemos que isso não seja a medida mais dura que arranjaram.
Ter que dizer aos juízes que é fundamental chegar a horas.
É fundamental, devia ser óbvio, é uma vergonha para um país, mas ainda bem que estão a fazer.
Para o cidadão a pontualidade em relação aos juizes tem ainda mais importância que haja prazos para os juízes resolverem as coisas e serem penalizados se os não cumprirem.
Na justiça qualquer pessoa em Portugal sabe que, quando mete um processo em tribunal não faz a menor ideia de quando vai ter resposta ao seu problema, isto é quando vai acabar.
Para quê Pontualidade?
Para que tudo seja feito a tempo e horas.
Para haver mais produtividade
Para respeitas outros e eles nos respeitarem e isso gera melhor ambiente entre as pessoas.
Para a nossa vida ser organizada e termos menos stress.
Se houver pontualidade sabemos com o que podemos contar.
Porque é que em Portugal não existe normalmente?
Porque em Portugal a pontualidade é vista como um capricho.
As pessoas acham que fica melhor chegar 5 ou 10 minutos, atrasados aqueles que se acham pontuais.
Existe até uma forma de pensar que chegar a horas é mau, é irritante.
Os relógios de ponto existem por um lado para controlar a hora de chegada mas em grande parte para dizer que existe a obrigação de chegar a horas.
Claro que o relógio de ponto se todos fossem respeitadores não era necessário, mas é uma forma que foi arranjada pelos empregadores de controlar o cumprimento de um dever do empregado que é de chegar a horas.
Na maior parte dos serviços as pessoas ou amigas picam o ponto e isso não significa nada. Pelo menos a cafezinho é o passo a seguir a picar o ponto.
O problema é que em Portugal existe muito o espirito que chega-se ao trabalho e tem que se ir tomar um café primeiro antes de começar portanto logo aí já atrasam o seu inicio. Ao almoço também não respeitam a hora de chegar.
Chegam do almoço e mais uma vez a seguir vão tomar o café ou ficam a conversar sobre o que lhes aconteceu no almoço. Só depois começam a trabalhar.
O pior é que muitas vezes não existe pontualidade mesmo quando é um serviço com atendimento ao cliente.
Se o cliente chega ou telefona logo na abertura do serviço a maior parte das vezes não é tão bem atendido porque algo ainda não está preparado.
Existe um sem número de razões que qualquer um consegue lembrar.
Só por si pontualidade significa pouco mas já é um indicio grande da atitude da pessoa em causa.
O mais grave é que quem não é pontual acha que não é nada de especial. devia Para eles devia haver uma meia hora de margem para chegar na hora. Pensam sempre que com eles o atraso tem razões para acontecer e os outros é que estão mal, não percebem.
Os serviços atrasam-se todos por ex.:
- Esperar horas pelos médicos.
- Os médicos receberem doentes atrasados, vai atrasar todos os que vêm a seguir que até chegaram a horas.
- Os transportes não andarem a horas, todos até os aviões, por vezes provocado por passageiros.
- As reuniões ficarem encavalitadas, porque houve uma reunião que se atrasou, porque o chefe chegou tarde e já se vai chegar tarde à reunião seguinte, e todos dessa sala que compareceram à reunião do chefe atrasado também vão chegar tarde a todo o lado.
- As crianças não chegarem atrasadas aos colégios (os professores conseguiram chegar a horas porque é que os pais das criancinhas não).
- Os empregados numa fábrica com linha de montagem percebem ou deviam perceber bem a diferença de um colega se atrasar.
- Um agricultor que não é pontual a semear na época certa ou a apanhar a cultura na época certa percebe.
- Um pagamento que não é feito na data pontual cria prejuízos.
- etc.
Considero portanto que a Pontualidade é importante e não um capricho.
Beneficios da Pontualidade
Disciplina
Eficiência
Confiança
Respeito
Aumento de Produtividade
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