quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Análise de risco nos livros de culinária. Porque não?


Os livros de culinária são fantásticos, são lindos e têm muito bom aspecto.

O problema é que quando queremos fazer uma receita, temos pelo menos 2 problemas:

 - A noção de q.b. que faz com que alguém que não tenha muita experiência de cozinhar fique logo com dúvidas, qual é a quantidade do quante baste.
- Outro problema é que, a receita pode até estar bem explicada mas não costumam ter o que pode correr mal.

Muitas vezes não arrisco, porque já sei, que se correr mal, não vou ficar a saber aonde errei, e assim não vou aprender a fazer bem.  Ir por tentativas até ficar bem não é muito viável, não há tempo.

Tanta coisa pode correr mal...

Enfim percebo que os chefes queiram mostrar a sua arte aos seus pares mas, quando estão a fazer um livro para o comum dos mortais, têm que explicar partindo do principio que quem está a ler sabe pouco ou nada.

Assim proponho:

- Que os livros de culinária passem a ter uma análise de risco do que pode correr mal.  Isto é prevejam quais os maiores riscos que podem ocorrer (ex. mousse ficar com liquido no fundo) e expliquem o que em vários cenários o que correu mal ou que pode correr mal e o que se deve fazer para não correr esse risco.

Se não quiserem escrever muito até pode ser um mapa como acontece com as avarias possíveis das máquinas: 


Riscos mais comuns - aspecto ou sabor - Como evitar


O que correu mal  -  Causas  -  O que fazer para corrigir 

- Outra proposta é que os livros venham acompanhados com um cd para quem queira ter as receitas no seu computador o possa fazer.  Claro que com limitação de uso (licenças), mas o ideal seria poder "descolar " uma receita do livro e colocar no seu computador ou Iphone etc.  Poder ir a cada receita pelo índice.  

- Algum cozinheiro mais generoso podia pôr o seu e-mail para alguém que queira tirar uma dúvida o poder fazer.

- O cd podia ter a tradução para outras línguas.  Com tantos turistas, eles podiam comprar o livro em português mas sabiam que o cd tinha a tradução das receitas. 

Enfim acho que os cozinheiros deste país ganhavam muito em novas edições dos seus livros adoptassem algumas destas sugestões.



Nenhum comentário: