terça-feira, 16 de outubro de 2012

Os filmes no futuro serão só marketing?


O filme "A Princesa e o Sapo" será uma operação de marketing?

Desde que vi o filme que gostei imenso, passado em Nova Orleães, fiquei com a ideia que a cidade patrocionou o filme (não procurei informação sobre isso).

Se foi o caso, acho fabulosa a acção de Marketing para preparar o futuro.

Eu gostei tanto do filme que até fiquei com vontade de visitar a cidade.

O filme é da Walt Disney estreado no fim de 2009 é baseado num conto de fadas dos irmãos Grimm.

Como é costume da Walt Disney, umas músicas giras que ficam no ouvido etc.

Qual terá sido o efeito em tantas crianças que viram por todo o mundo este filme?

Como é no bom sentido, achei graça.  

Será um investimento da cidade de Nova Orleães, para uns 15 a vinte anos, uma forma de conseguirem assegurar o turismo, e recuperar a sua imagem de cidade especial que tinha antes do furacão Katrina (em 2005).

Vamos ver se daqui a uns 15 anos o turismo de Nova Orleães não terá crescido exponencialmente.

Claro que agora os filmes do Woody Allen passado em diferentes capitais da europa é diferente.

Eu fiquei chocada com o realizador.

Para mim ele estragou imenso a imagem quando foi entrevistado por um português e disse (mais ou menos assim) que podia fazer sobre Lisboa se pagassem.

Tinha uma ideia romântica que o fantástico realizador e actor escolhia as cidades pelo encanto que lhes tinha.  Fiquei decepcionada até em relação à sua inteligência.

Acho que um investimento a longo prazo para garantir que uma cidade ou um país não fica fora de moda ou cai no esquecimento é mais inteligente.  

Garantir turismo futuro é fantástico como ideia e como acção de planeamento estratégico no turismo global que hoje em dia existe.

No meu tempo houve algumas séries sobre a Austrália que me marcaram e durante muito tempo fui crescendo com a ideia de visitar a Austrália.  

Terei sido influênciada? Eu acho que sim.

A propósito de se ver um filme ,havia a curiosidade de saber mais sobre aquele sítio e também ficávamos mais disponíveis para fixar o que falassem sobre o país sobre o qual nós viamos as séries e filmes.

Será que a indústria dos cruzeiros tem florescido pela geração que via o filme do barco do amor?

Ao longo da minha juventude vi muitos filmes americanos e a verdade é que quando cheguei a Nova York e vi os táxis amarelos em Manhattan, a sensação era que estava dentro de um filme.  Que o ritmo das ruas era mesmo como eu tinha ideia etc.

Nós vamos sendo moldados pelas experiências que vamos tendo boas ou más isso é sabido e lógico.

Já sabiamos que modas e tudo tinham a ver com muitos filmes. Que marcaram épocas mas na verdade, quando vi o filme da Princesa e o Sapo vi um novo manancial que pode ser muito interessante como estudo de Marketing. 

Como também pode ser um alerta do que as nossas crianças estão expostas. O que nós queremos para elas.

A série "espaço 1999" marcou também uma época, o "ET" e a Guerra das Estrelas.  Quantos de nós não passamos a olhar para as possibilidades que o Universo guarda de outra maneira.

Tantos brinquedo e roupa vieram atrás desses filmes.

Os filmes do James Bond, tantos carros e outras marcas foram publicitadas dessa forma associando ao luxo, desporto, acção.

Outra coisa são filmes consensuais de realidades que existiram como os filmes históricos que são  importantissimos para informar de acontecimentos passados e que podem também informar sobre momentos que nem todos tinham aprendido sobre eles.

Mas para mim publicitar é uma coisa.  Outra coisa,  é procurar mudar a opinião sobre um assunto e não um produto.

No fundo a indústria cinematográfica é um meio de comunicação como outro qualquer que nos transmite ideias, a questão é como influência o ser humano.  Será que vai mais profundo do nosso inconsciente porque nos apanha em momentos em que a nossa mente não está à espera?  

Sei que não são mensagens subliminares mas, acho que estão perto e isso é curioso ver como estudo de marketing e sociológico, se  "as massas" são alteradas.  Perigoso claro se usado para fins políticos.

O inovador para mim, foi uma operação de marketing ser realizado para o futuro para gerações futuras e não só imediato.

O que virá a seguir?

Um comentário:

Anônimo disse...

Nunca tinha pensado nisto... Bem visto tatis! Continua assim.