sábado, 23 de março de 2013

Inovação e CTT


Os serviços de correios em Portugal são feitos pela empresa chamada CTT.  Os serviços costumam fazer um bom trabalho.

Já com as encomendas de vendas postais normalmente os CTT funcionavam bem e agora com a Internet os CTT têm um papel muito importante a desempenhar.

Lê-se nos jornais várias vezes que empresas já têm vendas significativas para o estrangeiro através das encomendas feitas pela internet.

Os CTT podem se transformar numa empresa inovadora de distribuição dos produtos da internet. 

Um dos grandes sucessos da Amazon tem a ver com a sua rapidez de resposta às encomendas. O seu serviço de distribuição no mundo, funciona muito bem e com isso os clientes ficam satisfeitos.

Os CTT já funcionam com várias empresas na distribuição dos produtos e alguns já conseguem óptimos prazos.

Acho que se os produtores pudessem confiar com os serviços dos CTT para fazer parcerias de distribuição, talvez se arriscassem a ir mais longe e difundir os seus produtos no mercado da internet.

Assim mais do que a distribuição comum de correspondência, os CTT deviam ter um serviço de distribuição internacional dos produtos nacionais.  Se fossem rigorosos e competentes podiam ter um papel muito importante na economia nacional.

Muitas vezes os CTT foram inovadores e mais uma vez podem ser.

A gestão dos prazos é essencial.

Com produtos aliciantes para os comerciantes estes podiam usar mais os seus serviços e com isso criar uma distribuição mais rápida e mais competente dos seus produtos.

Grandes armazéns americanos começaram a comercializar para fora dos Estados Unidos através de empresas especializadas em entregas e não fizeram isso sózinhos, contrataram um distribuidor que leva a encomenda de porta a porta.

Em Portugal deviam ver as grandes empresas de distribuição e inovarem de forma de fazerem a diferença num mercado competitivo mas com muita perspectiva de futuro.

Os CTT têm uma rede de levar porta a porta e isso com o comércio da internet vem ter outro significado.

No fundo os email tiraram o serviço de grande parte das correspondência mas vieram trazer uma nova oportunidade de distribuição de encomendas.



Nenhum comentário: