quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Porquê Qualidade / Luxo?


A qualidade tanto pode ser boa ou má.

Algo é classificado com muita qualidade ou tem pouca qualidade.  

A qualidade é significado de que algo "sabe" bem, é durador, ou a sensação que deixa é duradora (ex: o tempo de qualidade)

O Luxo é variável de pessoa para pessoa o conceito muda.
O Luxo tanto pode ser da coisa mais cara do mundo, como pode ser algo trivial para muitos, mas não para quem o considera como luxo.

O luxo é o que nós quisermos considerar como tal. 

Muita coisa é rotulada como luxo mas nem toda a gente a considera como luxo.

Qualidade e Luxo são dois conceitos que são relativos, mas que quando deparamos com algo que classificamos com qualidade e/ou luxo sentimos bem temos gosto e prazer.

Para mim poder comprar algo com muita qualidade é um luxo. 

Será que para quem tem tudo o que tem qualidade, só compra o que tem muita qualidade?  E para essas pessoas ainda consideram que estão a adquirir luxo?  Será que é isso que consideram luxo?

Uma pessoa com pouco dinheiro que ganha um carro de luxo (considerado de luxo), pode até ser uma coisa que não quer ter porque lhe trás muitos custos, é caro manter e gera muita preocupação se alguém o danifica, pode ser um pesadelo para alguém que não tem dinheiro para as revisões, ou um farol que se parte etc. 

Alguém que já teve tudo por vezes desiste de tudo isso, farta-se e volta ao básico, porque mesmo que se tenha tudo o que todos pensam que é qualidade e luxo, para essa pessoa falta algo, que para ela é que seria o verdadeiro luxo.

Assim qualidade e luxo varia de pessoa para pessoa e de país para país.

Os tempos mudam e a classificação de qualidade e luxo vai  também variando.

Os diamantes foram considerados o luxo maior para um anel de pedido de casamento.  

Hoje em dia com os crimes que se cometem nas minas de diamantes o conceito de ter diamantes mudou um bocado, desvalorizaram-se. 

Os casacos de peles fantásticos de outros tempos, têm sido arrasados com o que se sabe da tortura de animais para alguém ter um lindo casaco de peles.

Até fumar era considerado chique, elegante e hoje em dia, fumar pode ser considerado um sinal de pouca inteligência e é de alguém que está a negligenciar o seu corpo.  A prejudicar os outros que estão à sua volta.

Mais uma vez os conceitos rotulados no cinema influenciam muito e marcam gerações.

Muita coisa é consensual na qualidade e até no luxo conseguem adquirir um "rótulo".

O marketing vende conceitos e marcas que vão  despertar  novas gerações para novos luxos.

Mas no fundo cada um tem o seu conceito e medida para qualidade e luxo.



Nenhum comentário: