terça-feira, 20 de novembro de 2012

Educar para quê?


Porquê ser ou ter que ser educado?

Não é um capricho, querer educar as criancinhas, não devia ser pelo menos....

Se fosse possível que os adultos quando educam as crianças transmitissem a mensagem que educar não é para fazer a vontade aos adultos mas existe uma razão para cada atitude ou actividade, talvez fosse mais fácil educar.

Se os adultos perceberem que se os filhos forem educados e o mais equilibrados possível, todos terão um futuro mais fácil e agradável, talvez as coisas possam vir a ser diferentes.

Muitas vezes as pessoas até sabem as regras mas acham que não têm importância ou que ninguém repara.  e adiam para outro dia chamar à atenção dos filhos a preguiça faz muitos pais acharem que não é importante ensinar o que eles aprenderam na vida e o que lhes foi transmitido.  E no fundo o mais importante de haver país é estes poderem ensinar aos filhos o que já aprenderam para os seus filhos não terem que começar da estaca zero.

Se for um hábito praticar as regras de educação que foram fornecidas elas tornam-se parte da pessoa e já se pratica sem pensar.

Todos sabemos como é muito mais fácil ter uma reunião com pessoas equilibradas e cordatas do que com pessoas que não sabem os seus limites nem se preocupam com os outros.

É preciso perceber que a educação não se restringe a dizer bom dia ou boa tarde ou ter estudado.

A educação das crianças ou de uma nação, passa por várias coisas:

- Com os pais
Carinho, afecto
Atenção
Brincar, não é dar brinquedos.  É ajudar a com alguma coisa eles poderem brincar de forma a ajudar e dar espaço a desenvolver a sua imaginação.
Conversar, saber o que se passa e transmitir experiências e valores.
Ler histórias e conversar sobre elas.
Confiar e apostar nos desempenhos.
Ajudar a saber gerir as adversidades, ajudar a criança a saber se auto-controlar, as angústias do crescimento, as alegrias e as tristezas da vida.
Os relacionamentos com os amigos etc.
Disciplinar, e ensinar a gerir a sua higiene pessoal e a sua saúde no seu todo.
Ajudar a criança a aceitar e respeitar os outros que o rodeiam.
Saber que existem deveres e obrigações, para além dos prazeres.
Motivar para o conhecimento. (ver post de 11 de Out.).
Se possível dar facilidade para a criança poder fazer um desporto que goste e aprender música.
E claro sem exemplo é difícil que a criança vá seguir o que diz se fizer o contrário.
Existem professores que dizem que as crianças são o reflexo do que se passa em casa.

Algo que acho importante e não sei como dar às crianças, que é a garra, a vontade de vencer que é muito importante.  Julgo que passa pela auto-estima que se adquire com o que enunciei anteriormente e no desporto com a competição mas tenho as minhas dúvidas se será só assim, porque se uma criança não gostar da competição, a criança mesmo que passe a competir muitos anos não é isso que a vai convencer a ganhar.  Claro que também existe a adversidade que é talvez o factor que dá para criar mais vontade de vencer, mas a adversidade até aonde.
Criar etapas metas, talvez mas se forem altas demais só gera frustrações por isso o que será melhor?
O acreditar e acompanhar a criança nos seus desempenhos com gosto e interesse verdadeiro ainda é a melhor solução para criar pessoas com energia de realizar e concretizar para atingir os objetivos.
Por respeito aos outros e para tornar a vida mais agradável ao nosso redor.  Quando somos educados, e agradáveis para os outros é mais fácil que eles o sejam para nós.

- Com os professores
Os professores têm um papel importantissimo em todas as crianças.  Um professor agradável, seguro e confiante fazem muita diferença.  Devem ser motivadores e atentos para perceber como comunicar com cada criança ou estilo de classe que têm.  Claro que primeiro as crianças todas deviam saber que a primeira coisa é respeitar os professores e sabemos que isso não acontece.
Professores de música e desporto têm ou deviam ter uma forma de estar que é muito boa para transmitir às crianças que é a disciplina com gosto e alegria.  Com esforço e disciplina conseguem-se atingir objetivos mais facilmente e com resultados mais rápidos.

- Nos ATLs
 A forma de ser e o que ensinam a brincar pode influenciar e influencia uma criança no seu crescimento.
- Com os avós
Com a atenção e o carinho que os avós podem dar aos seus netos e claro com o seu exemplo.

- Até com as televisões
Que programas as crianças vêem.

- Com o Estado
Com o estado, as crianças deveriam aprender a ordem e a orientação de como tudo funciona e vai funcionar.  Os nossos governantes deviam dar bom exemplo, o Presidente, o Parlamento e o Governo deviam ser honrados e respeitados (claro que teriam que se dar ao respeito, não era por nenhuma ditadura mas sim por merecerem esse respeito). O estado devia ter planos para o futuro e fazer saber aos jovens de como o seu país pretende ser e o que espera de cada cidadão.

Se houver respeito pelo outro e vontade de fazer bem, quase de certeza essa pessoa tem bons princípios incutidos e tornará à sua volta um ambiente agradável e produtivo.

Assim a educação é um todo que requer um trabalho em equipa que pode dar ótimos resultados se tiver o empenho de todos e criar pessoas boas e úteis no futuro.

Claro que é fácil dizer e muito mais difícil fazer mas no possível se todos fizéssemos a nossa parte poderíamos ser um país melhor no futuro.




Nenhum comentário: