segunda-feira, 29 de abril de 2013

Medidor de dor física precisa-se!

A Dor física

Devia haver uma máquina como os TAC ou as ecografias ou mesmo uma como a de medir a tensão, que consegui-se medir a dor que sentimos em alguma parte do corpo.

Seria muito mais fácil para nós quando íamos ao médico, ele media a nossa dor, e ele percebia que tipo de gravidade tinha a nossa queixa.

Cada vez que tenho que explicar a um médico a dor que tenho em algum lado fico sempre com a sensação que não me consigo exprimir suficiente.

A dor é relativa de pessoa para pessoa, mas há diferentes dores que podem ajudar a identificar o que temos.

Já cheguei a sair do consultório com a sensação que o médico me tinha achado piegas e outras vezes saio com a sensação que me devia ter queixado mais para ele perceber que era a sério.

A dor é realmente um assunto que devia ser mais estudado.  É fácil receitar drogas para quando temos dores mas para mim isso assusta-me porque acho que isso só adormece o corpo e ficamos sem saber se não devíamos tratar mais a sério.

Se alguém está habituado a sofrer dores, aguenta mais do que alguém, que ou não tem, ou toma logo medicamentos para não sentir dor.  É muito relativo de pessoa para pessoa mas devia poder-se ter a noção mais definida dos diferentes graus de dor.  Mas até que ponto é muita dor ou não, será que o que temos é normal esse grau de dor?

Claro que não falo em dores de cancro em estado terminal ou de queimaduras graves, sei que isso é que são dores violentas e graves, que os médicos não têm dúvidas.

Falo de dores que aparecem, que são fortes, ou moem e que tiram a vitalidade às pessoas na sua vida.

Muitas vezes diz-se que as dores são mais psicológicas do que reais.  Por isso é que acho útil que se descubra o medidor de dores quanto antes, para todos sabermos do que se está a falar quando alguém se queixa de dores.

Então nos bebés e crianças é muito complicado perceber, "medir" se a dor é de preocupar ou não.

Tal como temos termómetros deveria haver um mecanismo para dor.

Gostava que hoje em dia que estão sempre a aparecer coisas novas, que fosse inventada uma máquina que lê-se a nossa dor.  Assim podia-se transmitir aos médicos para eles compreenderem o que tínhamos e até que ponto teria que se ir para lidar com essa dor.

Espero chegar a ver essa invenção, seria um descanso para nós e facilitaria em muito os diagnósticos dos médicos.

Tenho esperança!




2 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA, TAMBÉM TENHO MUITAS DORES E PASSO POR ESTE CONSTRANGIMENTO COM MUITA FREQUÊNCIA, TENHO A SENSAÇÃO DE QUE MEUS MÉDICOS NÃO ACREDITEM, SEM CONTAR OS COLEGAS DE TRABALHO QUE NÃO SENTEM DOR E POR ISSO NÃO SÃO CAPAZES DE DIMENSIONAR A NOSSA DOR. QUANTO AO APARELHO MEDIDOR DE DOR ELE EXISTE EU MESMA JÁ TIVE VONTADE DE COMPRAR UM. ENTRE NAS PÁGINAS QUE FALA SOBRE FIBROMIALGIA QUE CV VERÁ. UM ABRAÇO

Tatis disse...

Muito obrigada! Vou procurar.