domingo, 16 de dezembro de 2012

Som ou Ruído?

Barulho mau igual a Ruido.

Som bom ou bonito igual a prazer.

As casas deviam ser protegidas do ruído um dos factores de qualidade devia ser a forma de isolar do ruído.

O isolamento do ruído ainda é um problema nas construções porque ocupa espaço e encarece a obra mas era muito importante haver mais exigência na qualidade da construção em relação ao isolamento sonoro.

Como toda a gente sabe acordar no campo ou na cidade os sons e ruídos são muito diferentes.

No campo os cães ou as galinhas ou mesmo o sino da igreja mais próxima ou até mesmo os foguetes de uma terriola próxima que faz uma festa são exemplos do desassossego que no campo podemos sentir.
E estes ruídos se estivermos com saudades deles para nós são sons e para quem não está habituado podem ser ruídos até a tocar o desagradável.

Na cidade o ruído é imenso.  Chega a um ponto que se estamos habituados até nos guiamos pelos ruídos (sons para nós) que vamos ouvindo.  O problema é que o ruído cansa e mesmo que pareça que já não o ouvimos estamos a desgastar-nos.  O barulho das obras na vizinhança, os alarmes que tocam dos carros ou das casas, tudo ajuda à nossa inquietação.

Num dia de verão os ares condicionados dos vizinhos, os aviões a passar e os estores eléctricos a abrirem ou fecharem criam ruido.  

Eu sei se acordar à noite e ouvir um avião é porque quase de certeza são mais ou menos 6 da manhã.
Num dia de nevoeiro em Lisboa podemos ouvir o "apito" de um barco (este eu considero som porque é raro e acho muita graça estar na cidade e ouvir um barco mesmo sem ver o rio), mas se ouvirmos muitas sirenes sabemos que houve um problema e ficamos inquietos.  Os autocarros da carris em excesso de velocidade dão um barulho horrível etc.

O barulho do mar das ondas do mar é fantástico.  Mas para quem vive perto esse barulho pode ser preocupante.  As mulheres dos pescadores podem ficar preocupadas se ouvirem o barulho do mar muito agitado. 

Eu achava fantástico casas de férias ao pé da praia em que se ouvisse o mar mas, um dia uma minha amiga disse e eu fiquei a pensar, que  se calhar ela tem razão, uma casa no campo era mais repousante do que uma casa de férias junto ao mar.

Em diferentes idades e conforme as nossas recordações e estilos de vida os sons ou ruídos vão nos marcando e criam em nós um critério, o nosso gosto em relação como avaliamos o ambiente que nos rodeia.

O barulho da trovoada pode ser assustador, inquietante como também pode ser fantástico ouvir a força da natureza, depende em que condições estamos.

Hoje em dia acho muita piada quem consegue identificar os pássaros pelo som que eles fazem.  Comprei um livro para aprender mais e poder um dia ficar a saber identificar os pássaros e os seus sons.  É preciso calma e tranquilidade para poder apreciar e estar atento ao som dos pássaros e poder fixar e apreciar.

Conforme os nossos ouvidos estão habituados a certas rotinas, nós instintivamente classificamos em sons ou ruídos conforme as nossas emoções os nossos estados de espírito em relação a esses estímulos.

Era bom que no século 21 que a poluição sonora fosse mais falada e houvesse mais formas de combater o ruído que causa tanto incómodo e até nos cansa.

Era importante que as crianças fossem mais sensibilizadas para isto e com isso a sociedade procura-se preservar mais os nossos ouvidos e a nossa sensibilidade para o ruído e para o som nos fizessem ficar diferentes com um comportamento mais sensivel e mais exigentes em relação ao som.



4 comentários:

Anônimo disse...

Mas quem és? A miss universo não?

Walter dos Santos disse...

Haters gonna hate... Concordo com o teu post, não ligues aos anónimos... abraço

W.

Tatis disse...

Sou alguém que gosta de pensar que podemos sempre melhorar.

Tatis disse...

Obrigada W!