terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Vinhos Tradicionais ou não?


Será que ainda faz sentido avaliar um vinho pela região que é fabricado.

Cresci a aprender que os vinhos conforme as regiões tinham sabores, tonalidades, espessura e mais tanino ou não, o grau de alcool etc.  Agora, é difícil, a variadade é imensa e as castas utilizadas já não quer dizer que sejam as normais da região.

Claro que é bom ver a evolução dos vinhos em Portugal e até dá gosto ver como conseguem obter prémios internacionais e experimentar sabores novos.

Hoje em dia, o grau de alcool é mais elevado e de repente pode-se dar com um vinho do Alentejo com um certo odor a baunilha ou a canela que faz uma certa aflição.

Será que não estamos a ir muito pelo sistema dos vinhos da Califórnia, tentar produzir de tudo.

Daqui a alguns anos esperemos que não tenhamos perdido o sabor dos nossos vinhos tradicionais de cada região e que não seja um Brasil ou Austrália a produzir com as nossas antigas castas, e nós com a ideia dos modernismos perdemos um valor que é muito nosso.

O nosso vinho é muito bom!

O que está a acontecer com o vinho português parece que é como a roupa interior das crianças que têm que ser cheia de bonecada senão pensam que as crianças não vão querer.  No vinho agora os rótulos contam imenso e os sabores quanto mais complicados e leves melhor.

Por favor não esqueçam o sabor do vinho tradicional português que já era muito apreciado em todo o mundo.  Produzam modernos mas não percam os sabores antigos de cada região.

Eu acho que devia haver uma produção tradicional e depois a outra para as modas.


Nenhum comentário: