quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Realizados ou Deslumbrados?


Mário Soares não aguenta retirar-se dos holofotes.

Um ex-Presidente da República não devia ameaçar publicamente o Primeiro Ministro com o povo.

Não percebo como a família não o trava do declínio da sua imagem como um "social democrata" e estadista. 

O que se passa Mário Soares tem reforma, tem uma fundação e tem uma escola privada, o que é que lhe tocou mais para agora vir disparatar?
Em qual destes sectores ele sentiu mais no seu bolso que não deve ser pequeno?

O que faz mover uma pessoa destas com a história de vida que tem vir fazer estes números?

O que é que lhe tocou mais para vir mostrar os dentes junto de gente do bloco de esquerda?  A carta era assinada por pelo menos 70 personalidades entre elas Mário Soares, Pilar del Rio (fundação Saramago, com edifício melhor que o de Fernando Pessoa) e personalidades do Bloco de Esquerda.

Soares neste momento devia ser um homem perfeitamente realizado e quando muito devia ser consultor de Seguro e podia escrever os seus livros.  Podia tornar mais notável a sua fundação e mostrar a sua utilidade para o povo.


A realização de uma pessoa raramente passa sem ter necessidade de reconhecimento de alguma parte do que fez, mas depois de reconhecida não quer aparecer mais, não precisa, segue o seu percurso normal.

Uma pessoa realizada é das melhores companhias que se pode ter.

Uma pessoa realizada está tranquila e feliz com o que tem feito e o que já fez.  Não quer dizer que acabou mas quer dizer que está bem consigo própria e portanto é capaz de estar bem com os outros e apoiar os outros.  É uma pessoa que até morrer terá os seus projectos mas sabe dar lugar a outros e sabe os apoiar.

A realização pessoal é um dos melhores caminhos para atingir a felicidade no fim de uma vida.

A realização de um ser humano pode ser pessoal ou profissional, claro que o ideal e a mais completa é quando a realização é da pessoa como um todo, o equilíbrio que essa pessoa conseguiu obter com o percurso que foi traçando na vida.  Mas qualquer realização trás satisfação e bem estar ao ser humano.

Existem pessoas realizadas e tornam-se pessoas fantásticas com o que aprenderam com a vida.


O deslumbramento é outra coisa e é terrível.  Quem é vaidoso e se deslumbra com o protagonismo, com o poder e com a visibilidade mediática só se destrói e torna-se num vicio e a sua ânsia de protagonismo nunca acaba.

Mário Soares sofre deste mal!  O deslumbramento devia ser considerado uma doença porque afecta muita gente e tem destruído a imagem de muitas pessoas.

O deslumbramento tal como existe nas "revistas de cordel" hoje em dia ditas "revistas do jet-set nacional" que leva tristes raparigas e mulheres a exporem a vida e tudo o mais,  nos media considerados sérios temos os políticos deslumbrados a tentar destruir outros e espalhando-se ao comprido.

O deslumbramento destrói a imagem que um politico tentou construir ao longo do tempo apenas porque não conseguem tentar dar alfinetadas só porque agora não são eles os protagonistas.  Por vezes até traem os seus próprios partidos apenas para tentar dizer alguma coisa que faça-os aparecer nos jornais.

É triste vermos esta mediocridade generalizada desde as revistas do social aos jornais.  No fundo os políticos deslumbrados não fazem nada mais do que a mulher de um futebolista traída.  Apenas têm outras histórias e outros instrumentos. A doença é a mesma, deslumbramento.

Deslumbrado - ofuscado com o brilho ou luz, não pensa tão racionalmente como no seu estado normal.



2 comentários:

Walter dos Santos disse...

Apenas tenho um comentário a fazer: será que ele já pensou normalmente?
Não me parece...

W.





















there

Tatis disse...

Se não pensou então alguém devia pensar por ele. Deviam o preservar e não o expôr.